individualidades

domingo, março 23, 2008

a propósito

"...para ser franco, só a Sua inexistência O poderá desculpar (...). Aliás, se formos a ver bem, nem sequer a omnipotência é possível, trata-se de um conceito, também ele, cheio de irresolúveis contradições lógicas. (...) Há um paradoxo que explica a possibilidade de omnipotência e que pode ser formulado da seguinte maneira: se Deus é omnipotente, pode criar uma pedra que seja tão pesada que nem Ele próprio a consegue levantar. (...) É justamente aqui que radica a contradição. Se Deus não conseguir levantar a pedra, Ele não é omnipotente. Se conseguir, Ele também não é omnipotente, porque não foi capaz de criar uma pedra que não conseguisse levantar."

JRS

ou,

Deus está de férias (à uns milénios)!

Ana

3 Comments:

Blogger BellaMafia said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:34 da tarde  
Blogger BellaMafia said...

não que o JRS seja uma autoridade nestes assuntos... pelo menos não lhe reconheço... mas ele (ou outro) formulou bem a questão da omnipotência. como sou humana e a simplicidade das conclusões fazem-me comichão nas falangetas, atrevo-me a perguntar: é Deus omnipotente ou será a omnipotência, conceito antagónico e difícil de decifrar (uma falácia), Deus?

A cepticidade muitas vezes justificada pela "procura da verdade" é um dos maiores bens e maiores males da humanidade, preocupamo-nos tanto em alhear toda e qualquer definição grandiosa ou escabrosa que quando finalmente acordamos... o Pólo Norte desapareceu. Sim acontecerá.

(de acordo com estimativas, realizadas por um grupo de conceituados cientistas e oceanógrafos, o Pólo Norte desaparecerá no Verão de 2015... independentemente da data é uma fatalidade incontornável)

2:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Torna-se tudo mais confuso, quando o proprio conceito "omnipotencia" nao consegue ser dissociado de Deus, terá sido uma palavra feita para Ele, ou escolhida por Ele. não será antes Deus o conceito antagónico e dificil de decifrar (certamente!), e que tal uma falácia?

E quanto ao polo norte, esse podemos dizer que não é omnipotente, mas não deixei de apreciar a tua vertente "Al goriana"

Save the manatees...ups estes não é la para o norte...la para os golfos talvez

B

3:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home